Valparaíso completa 27 anos e tem destaque em seu planejamento urbano

Mesmo jovem, a cidade tem crescido muito e se tornou local de grandes investimentos, a exemplo do bairro planejado Reserva do Vale, projetado para 20 mil pessoas.


Nesta quarta-feira, 15 de junho, Valparaíso de Goiás completa 27 anos. Mesmo sendo uma cidade muito jovem, ela tem se portado como gente grande nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano passado, o município tem uma população estimada de 175.720 mil habitantes e uma densidade demográfica de 2.165,48 hab/km².

Financeiramente Valparaíso também se destaca, pois está entre os quinze maiores PIBs goianos com R$ 2.717.714,00, conforme resultado do Produto Interno Bruto de 2019. Essa colocação se deu ao forte investimento de grandes fábricas e setores no município, somente a indústria moveleira possui um agrupamento industrial com mais de 100 empresas do segmento.

Por trás de todo esse crescimento está um planejamento urbano eficiente, que é importante para trazer qualidade de vida para as pessoas que moram e trabalham na cidade. Indo na mesma direção e com o objetivo de ajudar no crescimento de Valparaíso, o bairro planejado Reserva do Vale irá beneficiar 20 mil pessoas, com diferenciais como a rede de esgoto desde a fundação e outras infraestruturas que proporcionam mais qualidade de vida, sustentabilidade e maior arborização do local. De acordo com o diretor de engenharia da empreendedora Plano Urbano, Marcos Franco, empresa responsável pelo Reserva do Vale, o planejamento urbano é fundamental para que se tenha qualidade de vida para a população. Porém, para que ele seja eficiente deve-se planejar o presente imaginando o futuro, pesquisando as tendencias para entender o que pode acontecer com o tempo.

“No planejamento urbano, se você planeja vias largas, arborizadas e interligadas, com o crescimento da cidade, aquelas vias vão suportar um trânsito mais intenso, você terá as coisas certas nos lugares certos e as distâncias a serem percorridas serão menores. Então, tudo isso tem que ser previsto e planejado”, comenta o engenheiro. Marcos Franco defende que um planejamento urbano bem feito enquanto a cidade é jovem, como Valparaíso de Goiás, é essencial para o seu desenvolvimento saudável e inteligente.

O engenheiro acrescenta que o planejamento urbano adequado foi trazido para o Reserva do Vale em conjunto com a visão e expertise da arquiteta e urbanista Virna Carvalho, cuja intenção era dar ao bairro planejado uma vida que integra natureza, sistema viário adequado, malls, parques e muito verde, e o mais difícil, tudo integrado. “Tudo isso foi pensando na qualidade de vida de quem vai morar lá pois quando você planeja com essa visão você faz uma diferença enorme na vida das pessoas”.

A respeito dos benefícios que o bairro está trazendo, Franco finaliza dizendo que todos eles podem contribuir para a cidade de Valparaíso. “Nós estamos criando um modelo novo de se viver, esse modelo é exatamente para que a gente possa integrar a natureza, as pessoas e a qualidade de vida. Tudo isso vai trazer uma visibilidade e movimentação econômica para a cidade”, conclui.