Caiado participa dos festejos do Divino Espírito Santo em Luziânia

“Tradição que ficou interrompida por dois anos e hoje volta com força total, mantendo a história e a cultura”, diz Caiado na Festa do Divino Espírito Santo, em Luziânia

Caiado participa da Folia de Rua da Festa do Divino Espírito Santo, em Luziânia
Caiado participa da Folia de Rua da Festa do Divino Espírito Santo, em Luziânia

Festejos têm início 50 dias após a Páscoa e são realizados pela Igreja Católica


O governador Ronaldo Caiado participou, nesta sexta-feira (03/06), em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, das celebrações da Folia de Rua da Festa do Divino Espírito Santo. Os festejos têm início 50 dias após a Páscoa e são promovidos pela Igreja Católica. “O Governo de Goiás tem apoiado todos esses eventos. Estive em 2019 e agora estamos aqui em 2022, com esta retomada”, celebrou o governador.


A Folia de Rua conta com uma comissão religiosa que, em procissão, passa por diversas casas e fazendas, oferecendo bênçãos e recolhendo doações. “A Festa do Divino de Luziânia é uma das mais antigas. Foi iniciada à época do império. É uma tradição que ficou interrompida por dois anos, em decorrência da pandemia, e hoje volta com força total, mantendo a história e a nossa cultura”, afirmou Caiado.


O governador exaltou a parceria com os prefeitos, o que tem possibilitado destravar obras e serviços em prol da população. “Só em Luziânia, investimos R$ 72 milhões”, destacou Caiado, relatando os impactos positivos na qualidade de vida das pessoas. “Recebi uma pesquisa qualitativa que mostra que o Entorno se sente orgulhoso de ser goiano, tem o sentimento do pertencimento. O cidadão que dizia ‘nem-nem’ hoje tem orgulho de morar no Entorno, porque tem segurança, tem saúde. É um outro sentimento.”


“Com 269 anos, a história da festa se confunde com a do município. Não é um evento da igreja, é da cidade. Todas as pessoas participam”, afirmou o prefeito Diego Sorgatto, que externou sua alegria com o retorno do festejo. “É muito gratificante para todos foliões e cidadãos de Luziânia. O governador tem se mostrado muito presente, não só fisicamente, mas com ações fortes e firmes do governo, que nos ajudam em várias áreas”, completou o gestor municipal.


Além da tradicional procissão, o evento envolve milhares de moradores locais com a realização de ações religiosas, como novenas e missas, bem como outras atividades, inclusive leilões e barracas com comidas típicas. Os festejos duram cerca de 10 dias.


Também estiveram presentes o reitor e pároco do Santuário Santa Luzia, Padre Silvino Caixeta; o secretário de Estado Joel Sant’Anna (Indústria, Comércio e Serviços); os deputados federais Célio Silveira e Delegado Waldir; os deputados estaduais Wilde Cambão, Zé da Imperial e Lêda Borges; o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró; Hildo do Candango (Águas Lindas) e Professora Edna (Luziânia); além de festeiros e fiéis.


Fotos: Júnior Guimarães




Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás