Nota de pesar: Deocleciano Arruda

Atualizado: Jul 30



É com bastante pesar que noticiamos o falecimento de Deocleciano, morador pioneiro do distrito do Jardim do Ingá e um dos nomes mais importantes do futebol amador da região.

Deocleciano Aureliano de Arruda, 80 anos, faleceu nesta quarta-feira (28), vítima de complicações decorrente de pneumonia aguda.

Deixo as minhas sinceras condolências aos familiares e amigos por esta inestimável perda, em especial a seus filhos e netos.


Conheça um pouco da história de Deocleciano:


Deocleciano Aureliano de Arruda

Deocleciano Aureliano de Arruda nasceu no dia 19 de agosto de 1940, no município de Sousa, interior do estado da Paraíba. Nesse município ele passou sua infância, juventude e casou-se com a senhora Rita Maria (Ritinha). Neste período eles tiveram quatro dos seus oito filhos, Homero, Maria Lourdes, Orlando e Orleudo.

No ano de 1979, com sua família, saiu de sua terra natal com destino a capital da república, mudou-se para Guariroba em Ceilândia. No ano seguinte, em 1980, veio com sua família para o distrito do Jardim do Ingá, onde teve mais quatro filhos, Ormildo, Cida, Osmilson e Michele.

Quando mudou para o Jardim do Ingá, Deocleciano começou a trabalhar na construção civil passando por diversas funções até se tornar mestre de obras. No ano de 1993, enquanto dividia o seu tempo com a família e trabalho, começou a liderar uma escolinha de futebol, sendo essa uma das suas grandes paixões.

O nome de Deocleciano é lembrado pelos amantes de futebol da região até os dias de hoje. Nas beiras dos campões de terra e gramados, o nome dele é comentado como um dos melhores técnicos da região. Isso devido ter liderado times vitoriosos como: Estrela Brasil, Estrela vermelha, Milenium e Proonze.

Na trajetória futebolística, Deocleciano atuou em várias vertentes, foi jogador profissional do Treze Futebol Clube da Paraíba, no amador do Ceilândia, no amador do União do Jardim do Ingá, foi presidente da Liga Jardim do Ingá, organizou diversos torneios e campeonatos na região.


Vinícius Abrantes | O Democrático


473 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo