04_PONTO_BannerWeb-728x90px.gif

Marmelada de Santa Luzia é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás


Marmelada de Santa Luzia
Marmelada de Santa Luzia

O doce típico da cidade de Luziânia, a Marmelada de Santa Luzia, foi reconhecido no último dia 05/04 como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. Para os produtores do município, este reconhecimento vai contribuir para manter viva a cultura dos quilombolas que trouxeram a receita para a região ainda no século 18.


Em Cidade Ocidental, que antes fazia parte do município de Luziânia, existe o Quilombo Mesquita, que preserva a tradição do doce, inclusive realizam uma Festa do Marmelo no mês de novembro, época de produção do fruto. O evento reuni moradores das duas cidades e vários eventos, como corridas, leilões, e mostras culinárias. Mas sem deixar o perfil religioso da festa de lado, claro.


As receitas são passadas de geração para geração, como afirma Marcelo, que ainda guarda o rótulo utilizado pelo seu tataravô Elyseu de Araújo Melo, nas embalagens dos doces. “O mais especial é manter a tradição viva e este reconhecimento por parte do Governo de Goiás só nos estimula a continuar mantendo viva essa tradição”, afirmou.


A embalagem é de 1922, da época em Goiás ainda era escrito com “Z”, no final. É muita tradição e história envolvidas.


Marmelada de Santa Luzia - Rótulo de 1922
Marmelada de Santa Luzia - Rótulo de 1922

728x90.gif