Luziânia aplica 4ª dose da vacina contra covid-19 para maiores de 40; veja onde tomar



Além do critério de faixa etária, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 18 anos seguem recebendo o segundo reforço. Intervalo mínimo entre a terceira e a quarta dose é de 4 meses


A partir desta quarta-feira, 21 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde de Luziânia (SMS) passa a aplicar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todas as pessoas com mais de 40 anos. A aplicação da quarta dose neste grupo segue recomendação do Ministério da Saúde que, para tanto, considerou a redução da efetividade dos imunizantes com o passar do tempo, a segurança da medida e o cenário epidemiológico do país. Além disso, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 18 anos seguem recebendo o segundo reforço.


Os interessados na vacinação podem procurar as unidades do Materno Infantil e Ginásio do Jardim Ingá. A aplicação deve obedecer o intervalo mínimo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose. Além disso, é necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. Trabalhadores da saúde também precisam comprovar a atuação.


3ª e 4º dose da Janssen


O esquema vacinal com duas doses de reforço também contempla as pessoas que receberam o imunizante da Janssen. Com esquema vacinal básico de dose única, o primeiro reforço dessa vacina está autorizado para pessoas com mais de 18 anos, no intervalo de 2 meses entre a dose única e essa segunda aplicação. Após 4 meses, esse mesmo público pode receber o segundo reforço. Por fim, moradores com mais de 40 anos que já tenham recebido essa segunda dose de reforço há quatro meses também podem receber um terceiro reforço (ou quarta dose), tal como aqueles que receberam imunizantes de outros fabricantes (Pfizer, AstraZeneca e Coronavac).


Além disso, qualquer pessoa acima de 12 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.


Moradores acima de 18 anos que tenham recebido a dose única da Janssen podem receber o primeiro reforço no intervalo de dois meses e o segundo reforço no intervalo de quatro meses.


Pessoas com mais de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos que tenham recebido a terceira dose (qualquer que seja o imunizante) há quatro meses já podem receber a quarta dose da vacina, que é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.