Deputado propõe projeto para priorização na vacinação para pessoas com autismo


Deputado estadual Wilde Cambão

Wilde Cambão propõe projeto de Lei que prevê priorização na vacinação para população que sofre de Transtorno do Espectro Autista - TEA


Nesta terça-feira (22), o deputado estadual Wilde Cambão (PSD) apresentou ao Plenário da ALEGO, Projeto de Lei com objetivo de priorizar a vacinação contra a COVID-19 de pessoas com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista – TEA e Deficiência Intelectual.


O projeto do deputado tem amparo no art. 196 da Constituição Federal, que dispõe que a saúde é direito de todos e dever do Estado; e no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que determina ser dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, priorizar a efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde.


Wilde Cambão ressaltou que, além das pessoas com Síndrome de Down, tanto as que possuem o Transtorno do Espectro Autista, quanto as com deficiência intelectual, não estão incluídas nos primeiros grupos prioritários imunizados contra a Covid-19.


“É muito importante olharmos para aqueles que têm dificuldade para compreender a importância dos cuidados preventivos, como o uso constante da máscara e distanciamento social. Essas rotinas estressam por obrigar adoção de práticas repetitivas com as quais não há familiarização. Por estes e outros motivos, é necessário que esse grupo seja brevemente imunizado, para garantida e qualidade de vida”, defende Cambão.

Por: Hélio Porto Jr

DRT/DF 9280 MTE

28 visualizações0 comentário