• Vinícius Abrantes

Candidatos do partido DEM poderão receber mais de um quarto dos votos de Luziânia

Atualizado: 3 de Nov de 2020

Com trinta e duas candidaturas registradas, DEM poderá ser o partido com mais representantes na câmara de vereadores.

Candidatos DEM

As eleições 2020 será atípica, a começar pela alteração do dia de votação, regras para campanha, internet, entre outras. Uma das mudanças mais significativas é o fim das coligações para vereadores, que não permite transferir votos de um partido para outro. Essa medida pode dificultar a conquista de cadeira por siglas menores.


O Jornal O Democrático realizou uma análise dos votos recebidos pelos vereadores já testados nas urnas do partido Democratas. O critério de avaliação foi o último resultado obtido pelos candidatos. De acordo com dados do TRE de 2016, Luziânia possui 118.553 mil eleitores, sendo que destes 95.736 mil compareceram às urnas, resultando em 86.037 mil votos válidos, 3.593 mil votos brancos e 6.106 mil votos nulos.


Candidatos do DEM

A tabela a seguir apresenta o último resultado obtido pelos candidatos.


Análise

Dos 32 candidatos, 18 já foram experimentados nas urnas, estes totalizaram na última disputa 17.701 mil votos. Fazendo uma estimativa baixa, podemos considerar que os outros 14 candidatos poderão somar aproximadamente 10 mil votos, o que resulta em aproximadamente 27 mil votos.


Supondo que o DEM receba uma média de 25 mil votos, esse valor comparado ao número de votos válidos em 2016, representa aproximadamente mais de 30% dos votos obtidos por apenas um partido, ou seja, mais de um quarto dos votos totais. Em número de cadeiras na câmara municipal, representa 6 vagas de vereador.


Essa é apenas uma simples análise, para ser concretizada é necessário que os candidatos recebam votações iguais ou superiores de seus últimos pleitos, e os que ainda não foram testados nas urnas, obtenham uma somatória de aproximadamente 10 mil votos.

599 visualizações0 comentário

© 2020 por Jornal O Democrático.  Orgulhasamente criado por Funfix Digital.

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook Black Round